Aula Spinning Babies para gestantes e acompanhantes

 
Spinning Babies® é uma abordagem que busca otimizar a relação entre o corpo da mãe e do bebê. Por meio do alinhamento do útero e do relaxamento dos ligamentos e músculos da pelve da mãe, abre-se mais espaço para que o bebê se movimente, reduzindo os desconfortos durante a gestação e favorecendo um bom posicionamento fetal. Durante o trabalho de parto, a depender da posição do bebê, podem ser propostas soluções fisiológicas que favoreçam o encaixe, a descida, e consequentemente o nascimento.

Essa não é a sua aula de parto convencional! Nessa aula você irá aprender:

✔ Exercícios que você pode praticar diariamente para favorecer o equilíbrio do corpo, visando maior bem estar durante a gestação e contribuindo para o parto.

✔ Posições de descanso inteligente, que permitem à mãe descansar de forma confortável, mas também favorecendo o efeito da gravidade para um bom posicionamento do bebê.

✔ Localização do bebê durante o trabalho de parto (alto, médio ou baixo na pelve da mãe) e posições que favorecem o nascimento, de acordo com cada um desses níveis.

✔ Técnicas para liberar tensões e realinhar o útero, que podem ser usadas tanto durante a gestação, como forma de preparação para o parto, como também durante trabalhos de parto excessivamente prolongados.

Conteúdo do curso aprovado pela parteira americana Gail Tully, fundadora da abordagem.

A presença de acompanhante nessa aula é essencial, porque você precisará do auxílio de alguém que fez o curso com você para poder reproduzir posteriormente os exercícios que serão ensinados. O ideal é que a pessoa escolhida seja alguém que mora com você e/ou vá te acompanhar durante o trabalho de parto. É recomendável que ambos usem roupas confortáveis, para facilitar a movimentação durante as práticas.

As aulas são realizadas no município do Rio de Janeiro/RJ, nas regiões do Centro, Tijuca e Zona Sul. Para consultar sobre outras localidades ou solicitar maiores informações, mande uma mensagem pelo whatsapp.

Nota: Esse curso foi desenvolvido para gestantes e acompanhantes, e deve ser ministrado exclusivamente por uma Educadora Perinatal Certificada Spinning Babies (SpBCPE). Para treinamento de profissionais, procure uma das Treinadoras Aprovadas de Spinning Babies (SpBAT).

Perguntas frequentes

Por que me preparar para o parto?
No nosso estilo de vida moderno temos muitos maus hábitos posturais. Passamos muito tempo sentadas, de pernas cruzadas, mexendo no celular, usando sapato de salto, bolsas pesadas… Tudo isso faz com que o nosso corpo fique em desequilíbrio. O objetivo dessa aula é devolver o equilíbrio dos músculos e ligamentos do corpo da gestante, ampliando o espaço interno, e consequentemente permitindo que o bebê assuma uma posição mais favorável.

Spinning Babies ajuda a virar bebê sentado (bebê pélvico)?
A aula não tem o objetivo primordial de virar o bebê, mas sim de liberar espaço internamente. Isso permite que o bebê se adapte de forma mais favorável, o que na maioria das vezes acaba sendo com a cabeça para baixo. Mesmo que seja necessário realizar outras manobras posteriormente, elas também tendem a ter melhores resultados quando há mais espaço e flexibilidade.

Em que essa aula pode ajudar gestantes que já estão com o bebê de cabeça para baixo (cefálico)?
Os exercícios e posturas apresentados nessa aula visam aliviar as tensões no corpo da mãe (o que proporciona maior conforto durante a gestação), e ajudar o bebê a ficar em uma posição mais favorável (o que contribui para um trabalho de parto mais fácil). Na aula você também vai aprender que esse posicionamento favorável do bebê não tem a ver somente com estar de cabeça para baixo, mas também com o lado para o qual ele está virado, e com a posição da cabeça, por exemplo.