O trabalho da doula

Doula é a profissional que oferece suporte físico, emocional e informacional à gestante ao longo da gravidez, parto e pós-parto imediato.

Durante a gravidez, meu papel é o de oferecer à gestante ou ao casal informações de qualidade, contribuindo para um maior embasamento em suas escolhas. Já durante o trabalho de parto, busco proporcionar um ambiente de acolhimento e respeito, além da possibilidade de utilizar técnicas não farmacológicas e não invasivas para alívio dos desconfortos, como massagem, aromaterapia, uso do rebozo (xale utilizado por parteiras mexicanas) ou sugestão de posições que possam favorecer o parto.

Quando a mulher recebe suporte contínuo durante o trabalho de parto, ela se sente segura, protegida, cuidada e consequentemente sente menos medo. Dessa forma, a produção de ocitocina aumenta e os hormônios do estresse diminuem, contribuindo para a progressão do trabalho de parto e redução da dor.

A doula é a pessoa que estará disponível unicamente para você, para que você tenha a melhor experiência de parto possível. Isso porque a equipe de profissionais da área da saúde que estiver te acompanhando terá que estar atenta à parte técnica, ao andamento do trabalho de parto e ao monitoramento do bebê.

Já seu/sua acompanhante estará também vivendo esse parto junto com você, envolvido/a emocionalmente, e sem o conhecimento técnico sobre o trabalho de parto. Acompanhantes normalmente também se beneficiam emocionalmente com a presença de uma doula nesse momento.

Importante lembrar que doula não é parteira ou profissional de saúde, portanto não realiza toques vaginais, não monitora os batimentos cardíacos do bebê, não afere pressão, não interpreta exames e não faz qualquer procedimento médico ou de enfermagem. Também não é papel da doula discutir ou questionar os procedimentos com a equipe médica, substituir o/a acompanhante ou tomar decisões pela mulher.

Ter uma doula não é garantia de que o parto acontecerá exatamente da forma como você deseja, uma vez que ele pode envolver diversas variáveis imprevisíveis. Para ter uma experiência mais satisfatória, é essencial se munir de informações de qualidade ao longo da gestação, ter participação ativa nas escolhas realizadas durante a gestação e o trabalho de parto e, dentro das possibilidades, buscar profissionais e/ou instituições de saúde cujos valores e práticas estejam alinhados àqueles considerados relevantes pela gestante e sua família. A doula irá informar, orientar e acolher as escolhas pessoais da gestante.

Quer saber mais?

Inscreva-se para a próxima Conversa com Doulas pelo link bit.ly/ConversaComDoulas (somente para gestantes do Estado do RJ)

No Events are found.